Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

logótipo de Mogadouro

Divulgação dos resultados do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (Ipic) 2016

Ipic 009 2016 1 980 2500

Decorreu a 5 de maio de 2017, em Lisboa, a apresentação púbica dos resultados da 9ª edição do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2016 (Ipic2016). A sessão contou com a presença da equipa da Universidade do Minho responsável pela avaliação, do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel, dos responsáveis da Microsoft Portugal (que apoiou a presente edição do estudo e acolheu a sessão), bem como de vários dirigentes e representantes das Câmaras Municipais premiadas.

Esta apresentação dos resultados mais recentes do Ipic, publicado pela Universidade do Minho e que pretende avaliar a presença das Câmaras Municipais na Internet, contou com a atribuição de troféus e diplomas de mérito às Câmaras Municipais classificadas nas dez primeiras posições no índice global, bem como em cada um dos quatro sub-índices que o compõem.

Na presente edição, a Câmara Municipal de Murça registou a primeira posição no ranking global, seguida das câmaras municipais de Vila do Bispo e Bragança. Para a equipa de avaliação, “os resultados globais continuam a revelar um progresso significativo do desempenho das Câmaras Municipais portuguesas em matéria de presença na Internet, pese embora o facto de haver um enorme caminho a percorrer, nomeadamente ao nível da qualidade das interações com os munícipes e dos serviços prestados pela via eletrónica”.

Para o cálculo do índice, são avaliados e classificados, por observação direta dos 308 websites camarários, 32 grupos de indicadores arrumados em 4 critérios (Conteúdos: tipo e atualização; Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização, Serviços online e Participação).

O relatório está disponível no site do Gávea, em:
http://gavea.dsi.uminho.pt/wp-content/uploads/2017/05/Ipic2016_Pub2017_VFINAL.pdf

 


De referir que, no total de 308 websites camarários avaliados, a Câmara Municipal de Mogadouro obteve a seguinte classificação:

No Ranking do critério C1 (Conteúdo: Tipo e Atualização) - 7º lugar
No Ranking do critério C2 (Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização) - 20º lugar
No Ranking do critério C3 (Serviços online) - 95º lugar
No Ranking do critério C4 (Participação) - 182º lugar

Na Classe C - Municípios pequenos, a Câmara Municipal de Mogadouro obteve um honroso 4º lugar em termos do Critério 1 (Conteúdo: Tipo e Atualização)

Partilhar