Peredo de Bemposta, Freguesia do Concelho de Mogadouro, distrito de Bragança abrange uma área de cerca 18,6 Km2. Esta Freguesia, está situada a Nascente da Vila de Mogadouro, no Nordeste Transmontano, a cerca de 20 km da sede do Concelho. É limitada a Nascente pela Espanha, tendo como fronteira natural o rio Douro. A Norte confina com Bemposta e Tó, a Poente com Vila de Ala, e a Sul com Ventoselo. A origem do seu povoamento remota a épocas muito antigas, como o comprovam os vários vestígios arqueológicos aqui encontrados. Há alguns anos foram encontrados dois povoados pré – históricos do período do Neolítico (2800 a.c) . Os povoados do Cunho, do Barrocal Alto e Pala dos Mouros, são povoados não fortificados. Os dois primeiros povoados acima referidos encontraram-se machados polidos. Relativamente á Pala dos Mouros, contam-se muitas lendas sobre ela. Patrimonialmente destaca-se a Igreja Românica de Algosinho, a igreja Matriz de Peredo, o cemitério e necrópole escavada na rocha, em Algosinho.
Festas e romarias: S. João (24 de Junho), Santo Cristo (1º domingo de Agosto), Santa Bárbara (Outubro), Santo António (13 de Junho) e Santo André (30 de Novembro).
Património: Igreja Matriz reconstruída em finais do século XVIII, Igreja românica de Algosinho, Necrópole medieval de Santo André com túmulos antropomórficos, Pala dos Mouros, Cruzeiro e ruínas de um castro.
Artesanato: Rendas e bordados regionais.
Gastronomia: Enchidos (Bulho, Linguiças, Salpicões), Alheiras, cozido à Portuguesa, Posta e Folar da Páscoa.
Paisagem de Relevo na Freguesia: A Freguesia de Peredo da Bemposta e Algosinho estão situadas em pleno na área protegida do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI). As Arribas do Rio Douro, a zona Falcoeira e as grandes áreas de vinha e os Pombais são locais paradisíacos de quem nos visita.
Actividades Lúdicas aí praticadas, (desportos náuticos, pesca desportiva...)
-Pesca Desportiva no Rio Douro
-Caça – zona da Associação Caça e Pesca de Peredo da Bemposta.
Associações Desportivas e Recreativas: Associação Caça e Pesca de Peredo da Bemposta.
Associações Culturais: Associação Cultural de Peredo da Bemposta.
Associações Sociais: Junta Fabriqueira de Peredo da Bemposta.
Informações úteis!
NOME DA FREGUESIA: Peredo da Bemposta
DISTÂNCIA A MOGADOURO: 20 Km
Nº DE HABITANTES: 258
ÁREA: 1805 ha
POVOAÇÕES: Algosinho, Peredo da Bemposta
PRESIDENTE DA JUNTA: Luís Pedro Martins Lopes
TELEFONE: 279 588 001
TELEMÓVEL: 969 993 036
http://www.peredodabemposta.com
Email: jfperedodabemposta@sapo.pt