Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

logótipo de Mogadouro

U.F. Mogadouro, Valverde, Vale de Porco e Vilar do Rei

imagem

MOGADOURO:

A União de Freguesias de Mogadouro tem anexas as povoações de Valverde, Vale de Porco, Vilar do Rei, Zava e Figueira, estas duas últimas bem dentro das serras com o mesmo nome e que são também conhecidas pelos “Picos de Mogadouro”.

Mogadouro situado no Nordeste Transmontano é terra de grandes tradições e berço de ilustre gente que muito deu ao país.Diz-se que o nome de Mogadouro tem origem árabe. No tempo da Reconquista Cristã, Mogadouro foi também lugar de defesa nas lutas entre cristãos e muçulmanos. A posição de Mogadouro é mais clara na alvorada da nacionalidade e teve concerteza uma acção preponderante na consolidação do Condado Portucalense.

Possui Mogadouro um castelo cuja construção deve ser da década 1165-1175.
O Rei D. Afonso III deu foral a Mogadouro no ano de 1272 e 1273.

A nobre Família dos Távoras teve uma grande influência no desenvolvimento cultural e económico da vila, pois sendo seus senhores tudo fizeram nesse sentido. Proscritos do reino, confiscados seus bens e depurados nas pessoas, os Távoras desapareceram para sempre e, Mogadouro ficou privado do desenvolvimento económico e cultural. Por aqui passaram Celtas, Visigodos e Romanos. Foi poiso dos Templários e guarda importantes vestígios históricos.

Festas e romarias:

São Cristóvão (Figueira) – Junho; Nossa Senhora do Caminho – último Domingo de Agosto; Santa Ana – segundo Domingo de Julho; Senhor dos Passos - de 2 em 2 anos no Domingo de Lázaro (Paixão); S. Mamede – Junho; Santo Amaro (Zava) – último Domingo de Janeiro.

Património:

Castelo; Igreja de S. Francisco; Igreja Matriz; Igreja da Misericórdia; Miradouro de São Cristóvão; Sala de Arqueologia.

Artesanato:

Colchas de linho, tapetes de lã, rendas, bordados, arte em barro.

Gastronomia:

Posta, alheiras, presunto, enchidos de carne, cabrito no forno, doces.

Paisagem de Relevo na Freguesia:

Possui Mogadouro das paisagens mais encantadoras do país dada a diversidade que nos proporciona.
Desde a paisagem que se desfruta do Lugar de Santana, das ruínas do Castelo ou da serra de Zava, não podemos deixar de admirá-las.
E que diremos ou dirá quem já alguma vez assistiu ao nascer do sol, gozando do privilégio do Miradouro de são Cristóvão no alto da serra de Mogadouro (Figueira) deve sentir-se extasiado com tanta beleza.

Associações Desportivas e Recreativas:

-Futebol Clube Mogadourense;
-Clube Académico de Mogadouro;
-Rancho Folclórico e Etnográfico de Mogadouro;
-Clube de Caça e Pesca.

Associações Culturais:

-Associação Mogadouro Vivo;
-Escola de Ballet da Junta de Freguesia;

Associações Sociais:

-Bombeiros Voluntários de Mogadouro;
-Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro.

VALVERDE:

A quilómetro e meio a noroeste da aldeia de Castelo Branco, concelho de Mogadouro, no sítio chamado Cabeço dos Mouros, onde têm aparecido moedas e várias antiguidades logo inutilizadas pelo vulgo insano, mas bastantes para demonstrar que ali houve povoado arcaico, está situada a Capela de N. S. de Vila Velha, como o povo lhe chama, santuário de certo renome que talvez cristianize as minas do castro luso-romano ali existente, a julgar pelo espólio encontrado.

Festas e romarias:

Santo António (2º domingo de Agosto) e S. Sebastião (20 de Janeiro).

Património:

Igreja Matriz datada do século XVI; Capelas de St.º António, do Divino Espírito Santo, de St.º André, St.º Apolinário e S. Francisco; Marco Geodésico e fonte de mergulho.

Artesanato:

Tecelagem, colchas em lã e em linho, tapeçaria, rendas e bordados regionais.

Gastronomia:

Oueijo de ovelha.

Associações Desportivas e Recreativas:

Associação Cultural, desportiva e Recreativa de Valverde.

Associações Culturais:

Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Valverde.

VALE DE PORCO:

Segundo reza a lenda, Vale de Porco teve origem no sítio da Freixeda onde se encontra hoje a Capela da Nossa Senhora da Encarnação. Este local foi abandonado devido a moléstias que apareciam nas pessoas, principalmente nas crianças. Perante o descontentamento dos habitantes da Freixeda (a poente de vale de Porco) foi tomada a decisão de abandonar este local e ir à procura de outro sítio que lhe oferecesse melhores condições de vida.

Festas e romarias:

S. Miguel (29 de Setembro), S. Brás (3 de Fevereiro), Senhora da Encarnação (25 de Março) e Festa do "Chocalheiro" (de 25 de Dezembro a 1 de Janeiro).

Património:

Igreja Matriz construída na segunda metade do século XVI, com torre sineira de dois andares, tendo a sua construção substituído uma outra que existiu no mesmo local durante a Idade Média; Capelas da Senhora da Encarnação e de Santa Cruz. Cruzeiro e praia fluvial.

Artesanato:

Rendas e bordados regionais.

Gastronomia:

Enchidos, cabrito, pratos de caça, casulas, sopas de xis.

Paisagem de Relevo na Freguesia:

Vista paisagística do miradouro (marco geodésico) do alto da serra de Gajope. Vista paisagística do alto da serra do Penedo (Fligueiras ou serra de Vilar do Rei).

VILAR DO REI:

Situa-se a sul de Mogadouro, entre Zava, Vale de Porco, Vilarinho os Galegos, Bruço e Paço, distanciando-se da sede do concelho cerca de 12 Km. Da origem começou por ser uma fortificação, ou coisa semelhante no alto da Encosta da Torre, daí ser conhecido esse lugar por Torreão.
Pertenceu à Coroa até ao século XIII, data em que foi doada à Ordem dos Templários.

Festas e romarias:

Santo António (13 de Junho) e Nossa Senhora dos Prazeres (Agosto ou Setembro).

Património:

Igreja Matriz construída no século XVII pelo povo e pela Ordem Militar do Templo; Capela-mor construída em finais do século XVIII; Cruzeiro, Casa dos Padres e ruínas do Castelo.

Artesanato:

Rendas e bordados regionais.

Informações úteis!
  • Nome da Freguesia: União das Freguesias de Mogadouro, Valverde, Vale de Porco e Vilar do Rei
  • Distância de Valverde a Mogadouro: 11 km
  • Distância de Vale de Porco a Mogadouro: 08 Km
  • Distância de Vilar do Rei a Mogadouro: 12 Km
  • Nº de Habitantes:
  • Área: ha
  • Povoações: Mogadouro, Zava, Figueira, Valverde, Vale de Porco e Vilar do Rei
  • Presidente da Junta: José António Freitas
  • Morada: Avenida de Espanha
  • Cód. Postal: 5200-203 Mogadouro
  • Telefone: 279 342 804
  • Telemóvel: 936 506 459
  • E-mail: jfreg.mogadouro@mail.telepac.pt

Partilhar