Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

logótipo de Mogadouro

U.F. Remondes e Soutelo

imagem

REMONDES:

Segundo o volume XXXIII da Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Remondes é de origem visigótica aquando a invasão da Península Ibérica por parte destes povos (século IV). Nas Crónicas de Abade de Baçal é referido o seguinte: vem do nome próprio de Remondianes, Reimondes, Reimão ou Remondo, sendo talvez, qualquer um deles, um chefe militar visigótico.

Festas e romarias:

Santa Sinforosa (15 de Agosto), Santo Antão (móvel - Junho), S. Bartolomeu (móvel - Julho) e festa do Santíssimo (móvel - Junho).

Património e Turismo:

A Freguesia de Remondes é dotada de uma longa e robusta Ponte de Cinco Arcos redondos e desiguais, constituída por iniciativa da família dos Távoras, cuja benemerência, relacionada com o seu cobiçado poder económico, ficou na história da Freguesia de Remondes. Temos ainda a Igreja Matriz, a Fonte da Costinha e as Capelas de S. Bartolomeu, Santo Antão, Santa Senforosa e das Almas. Como locais de interesse turístico encontram-se em Remondes o Cruzeiro que tem a particularidade de ser em simultâneo um fontanário público de duas bicas, o parque da merendas na margem do Rio Sabor e a praia fluvial, bastante frequentada na época balnear.

È de salientar a existência nesta Freguesia de muitas oliveiras, amendoeiras e sobreiros; contudo a principal produção é o centeio e a vinha. Parte dos habitantes dedicam-se também à criação de gado bovino, lanígero e caprino. Actualmente outras actividades económicas têm vindo a prosperar como é o caso da construção civil e do comércio.

Artesanato:

Rendas e bordados regionais.

Gastronomia:

Enchidos (Alheiras, Bulho, Linguiças, Salpicões) e a célebre azeitona de mesa.

Associações Desportivas e Recreativas:

Associação de Desenvolvimento Social e Cultural de Remondes.

Associações Sociais:

Centro de Dia para idosos em fase de acabamento de reconstrução.

SOUTELO:

Soutelo é sede de freguesia, pertence ao Concelho de Mogadouro e Distrito de Bragança. Em 1970 tinha 358 habitantes em 82 fogos. O orago é Santa Engrácia.

Está situada numa encosta que sobe do rio Sabor para o Planalto Mirandês a 8 Km N.N.D. da sede de Concelho. Possuía lagares de azeite dos quais só resta um. Beneficiou do foral Manuelino outorgado a Bemposta em 04/05/1512, portanto já existia nessa data. Foi curato da apresentação do Marquês de Távora, passando depois para a Coroa (Mesa da Consciência, segundo a Estatística Paroquial , de 1862.

Festas e romarias:

Santa Engrácia (último domingo de Julho) e Santo Nome de Jesus (3º domingo de Janeiro).

Património:

Igreja Matriz, Capela da Santíssima Trindade, Cruzeiro, Fontanário, Ponte medieval e praia fluvial, fonte de chafurgo do Sec. XVIII.

Associações:

Associação Cultural e Recreativa de Soutelo
Morada: Associação Cultural e Recreativa de Soutelo
5200-410 Soutelo

emaill: AssociacaoCultural@sapo.pt
Telefone: 279343 249

Artesanato:

Rendas, tecelagem de linho, bordados regionais, tapeçaria e calçado.

Gastronomia:

Cascas e Rosquilhas.

Paisagem de Relevo na Freguesia:

A paisagem de Soutelo constituída essencialmente por Oliveiras e Amendoeiras, cobre-se de flores no princípio da Primavera e nas suas íngremes ladeiras que levam aos diversos olivais que descem até ao Sabor, crescem as estevas e giestas que tornam esta Freguesia muito atraente desde Fevereiro até fins de Maio.

Informações úteis!
  • Nome da Freguesia: União das Freguesias de Remondes e Soutelo
  • Distância de Remondes a Mogadouro: 08Km
  • Distância de Soutelo a Mogadouro: 09 Km
  • Nº de Habitantes:
  • Área: ha
  • Povoações: Remondes e Soutelo
  • Presidente da Junta: Daniel dos Santos Ribeiro
  • Morada: Rua das Eiras
  • Cód. Postal: 5200-370 Remondes
  • Telefone:
  • Telemóvel: 932 274 915
  • E-mail: remondesesoutelo@gmail.com

Partilhar