Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

logótipo de Mogadouro

Tarifas Sociais

TARIFA SOCIAL de energia: Eletricidade e Gás

img_selectra


O Despacho n.º 9081-C/2017 estipulou que as empresas de eletricidade e de gás natural, passam a ter que aplicar a tarifa social na eletricidade e gás natural de forma automática.
Os consumidores que tenham os requisitos para beneficiar deste apoio, passam a ter um desconto de 33,8% na luz e de 31,2% no gás natural facilitando uma forma de economizar na conta de eletricidade.
Assim, será a segurança social, em colaboração com a Direção Geral de Energia e a Autoridade tributária, a entrar em contacto com as companhias de energia e a comunicar o direito de cada consumidor de ter acesso à tarifa social.
Contará para efeitos de atribuição o salário anual adquirido pelas familias portuguesas, e/ou os apoios que beneficiam por parte da segurança social, tais como: RSI, Pensão Social de Invalidez, Abono de Familia, Subsidio Social de Desemprego e Pensão de Velhice.
No entanto, na maioria dos casos, a atribuição automática não está a ocorrer, pelo que o recomendado é que o consumidor contacte com a sua companhia de energia para ativação do desconto social.
Até agora a tarifa social é aplicado apenas no setor da energia. No entanto, e num futuro, poderá ser aplicada nas ofertas de telecomunicações.
No caso do gás de botija, já foi aprovado pelo Governo uma tarifa social sobre o mesmo. Atualmente decorre um projeto-piloto, com 10 municípios convidados pelo Governo, e onde se espera candidaturas de empresas de gás. O objetivo deste projeto piloto é ser alargado a todo o país.

Novos contadores inteligentes de eletricidade


A evolução constante do mercado livre energético em Portugal, veio possibilidade a melhoria dos equipamentos de medição de leituras, isto é, a modernização dos contadores de eletricidade. Os contadores mais antigos têm vindo a ser substituidos pelos novos contadores inteligentes de eletricidade, que permitem por exemplo, o acesso à leitura do consumidor à distância.
A alteração ocorrerá de forma progressiva, pelo território nacional, e está a cargo da distribuidora elétrica em Portugal, independentemente da empresa de eletricidade contratada.
Das principais vantagens destes novos contadores, é de destacar o facto do cliente já não ter de comunicar a leitura, caso não o deseje, já que as leituras são enviadas automáticamente para a distribuidora de eletricidade. No entanto, as leituras podem continuar a ser comunicadas pelo prórprio consumidor, na forma habitual.
Algumas das principais vantagens destes equipamentos passam maior rapidez na mudança de companhia eletricidade; Evitam estimativas elevadas, economizando o valor da conta da eletricidade; Permitem mais controlo no consumo, com informação mais detalhada por horas e minutos e ainda permitem detetar anómalias de forma mais rápida e eficaz.

Deseja a substituição rápida do seu contador?

A substituição dos contadores não tem custo para o cliente, e caso pretenda avançar com este pedido, deverá entrar em contacto com a distribuidora de eletricidade através do número 808 100 100.

Partilhar