Projeto CLDS 5G “Mogadouro IN”: Incluir, Inovar, Integrar, Informar e Inspirar

O concelho de Mogadouro deu início a um novo ciclo de intervenção social com o arranque do projeto CLDS 5G Mogadouro IN, uma iniciativa que tem como missão promover a inclusão social, o desenvolvimento local sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.
Este projeto atua em estreita colaboração com entidades locais, instituições públicas e privadas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, com especial atenção aos grupos mais vulneráveis, através da implementação de 29 atividades que se irão realizar ao longo de 48 meses de duração do projeto.
Entre os principais eixos de intervenção, destacam-se:
• Emprego, formação e qualificação, com ações orientadas para o reforço das competências profissionais, a orientação e capacitação dos indivíduos e o incentivo ao empreendedorismo local;
• Combate à pobreza e à exclusão social, com especial enfoque na proteção e promoção dos direitos das crianças e dos jovens, sendo um verdadeiro garante da infância e do seu bem-estar;
• Promoção da autonomia, do envelhecimento ativo e da longevidade, através de iniciativas que previnem o isolamento e valorizam a participação das pessoas idosas na vida comunitária;
• Desenvolvimento social e capacitação comunitária, promovendo o envolvimento ativo dos cidadãos e das organizações locais na construção de soluções sustentáveis;
• Intervenção em contextos de emergência social e cenários de exceção, assegurando respostas rápidas, eficazes e ajustadas a situações de vulnerabilidade extrema ou de crise.
Todas estas áreas de atuação são pensadas de forma estratégica, com base num diagnóstico participado das reais necessidades locais, e visam garantir uma resposta próxima, articulada e eficaz.
O CLDS 5G Mogadouro IN representa, assim, um compromisso firme com um futuro mais justo, inclusivo e próspero, onde cada cidadão tem a oportunidade de participar ativamente no desenvolvimento do concelho.
A funcionar diariamente no edifício do Município, a equipa técnica do programa será composta por técnicos superiores das áreas das Ciências Sociais e Humanas do Município de Mogadouro, responsáveis pela operacionalização do plano de ação.
Programa: Pessoas 2030
Tipologia: Contratos Locais de Desenvolvimento Social 5G
Código da Operação: PESSOAS-FSE+-01531200
Financiamento: Portugal 2030
Entidade Promotora: Município de Mogadouro
Organismo Intermédio Responsável: Instituto da Segurança Social, I.P.
Período de Execução: 48 meses
Região de intervenção: Concelho de Mogadouro
Custo Total Elegível: 627 199,99€
Fundo de Apoio UE: 533 119,99€
Contacto: 279 340 100 | E-mail: clds@mogadouro.pt