Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

logótipo de Mogadouro

Câmara Municipal

Câmara Municipal de MogadouroO convento de São Francisco, de Mogadouro, era masculino, pertencia à Ordem dos Frades Menores, e à Terceira Ordem da Penitência. Em 1617, foi fundado, com origem na esmola dada pelo cabido da Sé de Miranda a dois franciscanos. Em 1618, existiam já 9 religiosos e irmãos leigos. Em 1620 foram iniciadas as obras do edifício costeadas pelo marquês de Távora D. luis Alvares de Távora.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respetivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

No início do seculo XX passa a albergar os serviços do município de Mogadouro, como prova a ata Extraordinária da Comissão Administrativa da Câmara, “Na trágica manhã de 25 de Fevereiro um pavoroso incêndio devorou toda a ala oriental do Convento de São Francisco, desta vila onde se encontravam instalados os Paços do Concelho e por isso desapareceram todas as repartições e respetivos arquivos…”

Assim sendo, a câmara de Mogadouro é desde assa altura o órgão colegial do município, dotado de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Esta tem como missão definir politicas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local. Nesse sentido, cabe-lhe promover o desenvolvimento do município em todas as áreas da vida, como a saúde, a educação, a Acão social e habitação, o ambiente e saneamento básico, o ordenamento do território e urbanismo, os transportes e comunicações, o abastecimento público, o desporto e cultura, a defesa do consumidor e a proteção civil.

O edifício tem vindo a sofrer ao longo dos tempos, algumas alterações, no entanto Câmara Municipal de Mogadouro, atualmente, como entidade pública que é, presta os seguintes serviços ao munícipe: Gabinete de Apoio à Presidência, Relações Externas, Cooperação Internacional e institucional, Gabinete de Apoio ao Munícipe, Gabinete de segurança Publica, Gabinete Técnico-Jurídico, Gabinete médico Veterinário, Sector de Fiscalização Municipal, Sector de Reprografia, Topografia, cartografia e Desenho, Sector de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho, Sector de Informática, Sistemas e Comunicações e Eletrotecnia, sector de turismo e cultura.

Partilhar