Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

logótipo de Mogadouro

Museus

Sala Museu de Arqueologia de Mogadouro

imagem

Salvaguardar os “objectos” do passado é preservar a nossa memória colectiva e o Museu tem como funções principais preservar e permitir a fruição dos bens culturais existentes num território. Com o intuito de guardar e divulgar os artefactos arqueológicos, recolhidos nas campanhas arqueológicas da década de 80, foi criada a Sala Museu de Arqueologia do Município de Mogadouro nos finais da mesma década do século XX.

No seu interior conservam-se peças que mostram a história das culturas passadas, que habitaram no actual concelho de Mogadouro; os artefactos expostos e guardados, antes de se converterem em peças de Museu, foram objectos do quotidiano dos nossos antepassados. Testemunhos de comunidades que aqui habitaram e nos deixaram o seu conhecimento e que nós vamos aproveitando e aperfeiçoando.

Das primeiras formas de manifestações dos rituais funerários, chegaram até aos nossos dias os monumentos megalíticos da Pena Mosqueira e do Barreiro, dos quais foram recolhidos artefactos de índole quotidiano e de manifestações artísticas.

Dos povoados do Cunho e do Barrocal Alto, ambos em Peredo da Bemposta, foram exumadas peças arqueológicas, que nos indicam uma ocupação humana no decurso do III Milénio a.C., nomeadamente machado polidos, utensílios de caça, pesos de tear, artefactos que nos dão a conhecer as práticas económicas a que se dedicavam.

O conhecimento sobre a ocupação romana do nosso concelho, ainda, carece de informações sobre a matriz ocupacional do povoamento e das principais actividades económicas. Na Sala Museu estão expostas peças de um habitat romano, situado na Fonte do Sapo – Penas Roias, elementos arquitectónicos e dois fragmentos de canalização, mós de rodízio, objectos de carpintaria, joalharia e diferentes tipos de cerâmica, da mais comum até à cerâmica de terra sigillata.

Outro importante conjunto de existente na Sala Museu é constituído pelas peças de Vilar Seco, recolhidas em contexto não arqueológico. Conjunto composto por estelas decoradas, epigrafadas e esculturas zoomórficas em pedra talco, que podem estar associadas a um santuário dos finais da Idade do Ferro ou inícios da época romana.


imagemA Sala Museu possui ainda um conjunto importante de estelas funerárias romanas. O seu estudo pode fornecer importantes dados sobre as famílias que aqui habitavam, o estatuto social e sobre o ordenamento do território.

Para além das peças recolhidas em contexto arqueológico, na Sala Museu do Município de Mogadouro, conservam-se peças depositadas e, doadas por particulares que consideraram a doação das mesmas, importante para o estudo e conhecimento do nosso passado.

No ano de 2011 foi doado, pelos anteriores proprietários, ao Município de Mogadouro, um importante conjunto de 12 peças, provenientes do Salgueiral - Mogadouro, com correspondência tipológica ao conjunto de Vilar Seco.

Estes actos devem ser valorizados pois a entrega das peças a um Museu, para além de permitir a salvaguarda das mesmas, permite ao Museu cumprir a sua principal missão, o direito à fruição do património cultural por todos os nós.

O património cultural é de todos nós e todos temos a responsabilidade de o preservar, estudar, para que as gerações futuras possam conhecer e melhorar os seus conhecimentos.

Para informações adicionais contacte  museu@mogadouro.pt

Partilhar