Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

logótipo de Mogadouro

Conselho Local de Ação Social

imagem

O Conselho Local de Acção Social de Mogadouro
A Rede Social materializa-se a nível local através da criação dos Conselhos Locais de Acção Social (CLAS), constituindo plataformas de planeamento e coordenação da intervenção social, respectivamente, a nível de freguesia e concelhio. Os CLAS funcionam em Plenário, composto pelos representantes de todos os membros que a ele aderiram.

 

imagemNúcleo Executivo

O Núcleo Executivo é o órgão operativo do CLAS de Mogadouro. Sendo de representação obrigatória a Câmara Municipal de Mogadouro, o Centro Distrital de Segurança Social de Bragança e uma IPSS eleita entre os parceiros do CLAS, os restantes representantes (no máximo quatro) são eleitos de dois em dois anos.

 

imagem
Comissões Sociais Inter-Freguesias

A constituição das Comissões Sociais Inter-Freguesias (CSIF) foi deliberada em sessão plenária do CLAS a 12 de Setembro de 2007, de acordo com o Decreto-Lei 115/2006, de 14 de Julho. A dispersão geográfica, a necessidade de um melhor e mais amplo conhecimento da realidade concelhia e uma maior participação por parte das entidades parceiras foram princípios tidos em conta para a sua constituição.

 

imagemO que é a Rede Social?

A Rede Social é um fórum de articulação e congregação de esforços baseado na adesão por parte das autarquias e de entidades públicas ou privadas com vista à erradicação ou atenuação da pobreza e da exclusão e à promoção do desenvolvimento social. Pretende-se fomentar a formação de uma consciência colectiva dos problemas sociais e contribuir para a activação dos meios e agentes de resposta e para a optimização possível dos meios de acção nos locais.


imagemO que é um Plano de Acção?

Um Plano de Acção de operacionalizar os objectivos e estratégias formuladas no Plano de Desenvolvimento Social, através de projectos. São planificações de âmbito mais restrito e com tempos de duração mais curtos que os definidos para as linhas orientadoras.

 

 


imagemO que é um Plano de Desenvolvimento Social?

Com o Plano de Desenvolvimento Social passa-se de um nível de conhecimento para um nível de decisão em que são feitas opções, em que se desenham orientações e cenários de transformação da realidade social, partindo dos problemas e prioridades assinaladas no diagnóstico. O Plano de Desenvolvimento Social e o Diagnóstico são componentes do mesmo processo, complementando-se e retroalimentando-se.

 

imagemO que é um Diagnóstico Social?

O planeamento da intervenção para o desenvolvimento social depende do conhecimento dos concelhos e das freguesias e é justamente essa a função do diagnóstico.

Apresenta-se, portanto, como um trabalho em que é apresentada uma visão interpretativa da situação social a partir da sistematização e tratamento das informações quantitativas e documentais recolhidas e são elencadas e fundamentadas as prioridades para o concelho.

in Plano de Desenvolvimento Social, Programa Rede Social

 
O Diagnóstico Social de Mogadouro

O Diagnóstico Social do concelho de Mogadouro foi aprovado a 06 de Abril de 2005 pelo CLAS de Mogadouro e aprofunda temas como demografia, economia, Educação, Emprego e Formação, Construção e Habitação, Saúde, Acção Social, remetendo para as respectivas análises e conclusões sobre o concelho.

Diagnóstico Social do Concelho de Mogadouro Rede Social CLAS - 2015

Instrumentos de Trabalho

A construção de instrumentos de trabalho é um processo não só obrigatório como essencial aos trabalhos de qualquer CLAS. Implica que se identifiquem problemas e prioridades, que se reúnam sinergias para a organização e planeamento de actividades em conjunto.

Partilhar